quarta-feira, 20 de abril de 2011

O mundo e a Ciência Noética



        Hoje em dia se ouve falar de tantos tipos de ciência, que para muitos é um assunto que já perdeu a graça. Mas um campo interessante e não muito difundido é o da ciência noética.
 A noética é fruto da interação entre diversas disciplinas, as quais investigam em conjunto as esferas da ciência, da saúde, da relação entre a mente e o corpo material, a psicologia transpessoal, integral e convencional, a arte, as terapias consideradas holísticas, que estudam o Homem em sua totalidade, as ciências sociais e a espiritualidade.
De uma forma geral e resumida, a ciência noética é o estudo de fenômenos da consciência, da mente e da alma, buscando sempre uma resposta com base científica.
       Não é de hoje que nós seres humanos nos deparamos com coisas que somos incapazes de explicar. O poder da mente, aspectos relacionados à religião, entre outros, sempre foram dúvidas que cercaram até mesmo os mais céticos. Seria possível que um curandeiro, ou pastor, ou qualquer tipo de autoridade religiosa tivesse o poder de salvar vidas e curar enfermidades apenas com o poder de suas palavras ou atos? Seriam possíveis milagres relacionados à existência de um Ser superior ou apenas o poder da mente humana que entra em questão. Tudo isso, a ciência noética aborda. Pesquisas no campo noético indicam que a mente não está restrita ao campo cerebral, ela transcende a matéria orgânica e se expande em outras direções. Por quais dimensões ela caminha ainda não é possível precisar. E resta a cada um identificar mente e alma ou, de alguma forma, distinguir ambas. 



       Um cuidado a se tomar é não confundir noética com misticismo. O misticismo procura se conectar com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Já a noética pretende ser uma ciência, isto é, utiliza o método científico para testar suas teorias. A noética também não pretende se confrontar com nenhuma religião. A Noética postula a importância do ser de perceber a si mesmo, descobrindo cada vez mais sobre seu ‘eu interior’, despertando desta forma seu potencial divino. Esta ciência acredita que deste processo advém a futura transformação da Humanidade, baseada no resgate de valores por muito tempo sepultados na poeira do tempo, agora vistos à luz de uma nova compreensão.
Entre alguns dos objetivos da ciência noética estão:
·      
  •            Dissolver a antiga oposição ciência-fé evidenciando seus pontos de identidade e a semelhança da sua busca para uma explicação do mundo e da vida humana, ainda que ambas usem métodos diversos e tenham pressupostos também distintos; 
    •       Expandir a visão de como o mundo objetivo e os fenômenos subjetivos se interrelacionam; 
    •       Determinar o que há de verdade verificável nas tradições do folclore e da religião dos vários países do mundo.
             Através da noética, podemos ter uma base sólida de respostas a dúvidas que nos martirizaram há anos. Quando estiver com um tempo livre, dê uma chance ao estudo dos princípios básicos da noética. Entre outras fontes informativas, um livro da atualidade que aborda o assunto é O Símbolo Perdido, de Dan Brown. E ainda que no começo pareça ser um assunto sem atrativos, cada vez que mergulhamos mais profundamente na noética, nos vemos em um delicioso mar de conhecimento que supera os limites humanos.


       A pirâmide noética

      Um comentário: